FIME 2009

comunicações

Trabalhos aceites

COMUNICAÇÕES

▪ Ambientes Pedagógicos no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC);
▪ As casas da criança de Bissaya Barreto: memória e herança da educação da infância em Portugal;
▪ As tribulações de um Templo. As escolas custeadas por emigrantes no Alto Minho;
▪ Educação e cultural material: um projecto de investigação, intervenção e valorização do património educativo;
▪ Educar pelo património: perspectivas de jovens sobre a herança cultural no contexto de actividades educativas com fontes materiais;
▪ El discurso museológico de la educación en España. Situación actual de la museología y museografía española;
▪ El patrimonio escolar en los orígenes de la prensa pedagógica en España (1841-1856)
▪ El patrimonio fotográfico. Nuevas perspectivas para la investigación histórico-educativa, nuevos retos para el museísmo pedagógico;
▪ Espelho teu – a reflexão do ser na obra museológica;
▪ Imprensa estudantil vianense: do final do século XIX aos anos vinte do século XX;
▪ La normativización de los museos educativos: orientaciones políticas y prácticas éticas;
▪ Los materiales lúdicos en la museología y el patrimonio histórico-educativo español;
▪ Museografia caligráfica: em direcção à história da aprendizagem do desenho das primeiras letras (um projecto na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa;
▪ Museologia e história da educação: do fragmento à busca da unidade;
▪ Museu de Ciências Naturais da Escola Secundária André de Gouveia (Antigo Liceu Nacional de Évora): A importância do espólio científico ao longo do tempo;
▪ O Contributo Pedagógico de um Museu do Vinho Verde;
▪ O museu enquanto espaço de aprendizagem e lazer. Representações sociais das crianças;
▪ Os edifícios enquanto herança. Questões de arquitectura na universidade em Portugal;
▪ Os quadros parietais e os atlas de Zoologia no ensino das ciências;
▪ Preservar a memória oral das instituições educativas precursoras da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Projecto);
▪ Um olhar sobre os vestígios do mobiliário escolar e do material didáctico da Escola Técnica de Enfermeiras (1940 – 1950);
▪ Um projecto-piloto no Museu do Papel Moeda;


POSTERS

▪ A Herança Educativa da Tuberculose
▪ Aprendizagens não formais em ciências: Contributos das Actividades de um Museu para a Literacia Científica
▪ A casa-museu Afonso Lopes Vieira como lugar literário
▪ “Cambios y continuidades en educación através de la imagen”, un proyecto para el estudio y la conservación de la fotografía como patrimonio histórico-educativo
▪ Casa dos Nichos, extensão educativa do Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo
▪ Cidadania: o projecto de uma nova experiência de sentido
▪ Colégio de Nossa Senhora da Estrela - Recuperar Um Espólio
▪ Herança educativa em internato: Convento Corpus Christi (1927-1992)
▪ Imagem e narrativas: criação de um núcleo museológico
▪ Jogos e brinquedos no meio rural nos anos 60 a 80
▪ Las imágenes de los manuales escolares: lecturas y memorias intergeneracionales
▪ Museu do Centro Hospitalar do Porto: Contributo para o Resgate da História da Medicina Portuguesa
▪ Museus e Educação em Portugal – 1930-1990
▪ Museus, Motricidade e Aprendizagem: A aprendizagem no Museu e a sua complementaridade no Ensino da História e Geografia de Portugal
▪ Onde começa e acabará a prodigiosa aventura que é um jornal escolar? (o jornal da escola secundária Santa Maria Maior de Viana do Castelo)
▪ Programa de Exposições do Museu Oliveira Ferreira, Miramar
▪ Projecto inovador de Educação Artística para o séc. XXI – Casa-Museu Teixeira Lopes: uma instituição educativa paradigmática
▪ Serviços educativos como forma de estimular a visita à exposição
▪ Serviço Pedagógico Águas Livres. Projecto Viver os Rios com Espanha
▪ Um olhar sobre o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: uma experiência de preservação de acervos e memórias
▪ Um olhar sobre os edifícios escolares do 1º Ciclo no Concelho da Maia (séculos XIX-XX) – Contributos
▪ Visita ao Museu, um instrumento pedagógico

Nota: Logo que a apreciação científica esteja disponível, serão dadas a conhecer as restantes propostas de comunicação aprovadas.

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Participação com Comunicação

Formulário de Proposta de Comunicação

O Fórum aceita comunicações na modalidade de artigo ou de posters.
As comunicações devem comunicar resultados de investigações científicas e/ou apresentação de experiências emergentes e novas iniciativas no âmbito da Herança Educativa em Portugal e Espanha. Em qualquer das modalidades os trabalhos devem ser apresentados sob a forma de “Resumos” com até 4 palavras-chave, com a dimensão máxima de 500 palavras, em Word, Arial 12, em espaço um e meio, sem imagens ou bibliografia, para aprovação prévia. pela Comissão Científica.

Os autores com propostas aprovadas serão informados por e-mail até 15 de Dezembro de 2009.

Uma vez aprovados os trabalhos serão objecto de apresentação por meio de comunicação, durante os horários previstos no evento, sendo que o autor(a) ou os autores(as) deverão obrigatoriamente estar inscritos no congresso.

As propostas de participação deverão ser submetidas por e-mail, com a seguinte indicação no campo "Assunto" - "Proposta de Comunicação" .

Dado as limitações de tempo e o facto das sessões decorrerem em sessão plenária, só serão seleccionadas no máximo 28 comunicações sob a forma de artigo e 70 sob a forma de póster.


Normas Gerais para apresentação de trabalhos completos

As comunicações, cujos resumos foram aprovados no formato de artigo deverão apresentar entre 5000 e 7000 palavras, configuradas em editor de texto Word, em espaço 1,5, com as margens Superior e Esquerda (3 cm) e Direita e Inferior (2cm), fonte Arial 12 para o corpo do trabalho e 14 para títulos, em Arial, deverão conter no canto superior direito, abaixo do título o nome do autor(a) e a instituição em que se encontra; apresentar entre o nome e o texto um resumo, de 10 linhas, em português ou espanhol e em inglês, seguido de 3 a 5 palavras-chave.

As comunicações na modalidade poster deverão ser apresentadas no formato padrão (85cm largura x 120 cm altura), contendo título, autoria, introdução, procedimentos teórico-metodológicos, dados e sua análise, conclusão e bibliografia. O texto do poster deve ser legível a uma distância de pelo menos dois metros. Deve-se utilizar uma fonte simples e de fácil leitura. A realização, impressão, transporte e montagem dos posters é da inteira responsabilidade dos autores. Os posters devem ser montados durante a manhã do dia 05 de Fevereiro de 2010'.

As imagens devem usar o formato JPEG, para fins de publicação no CD.
Para fins de publicação no CDRom do Fórum, os posters deverão ser enviados em formato PDF, precedido pelo Resumo em Word enviado inicialmente, mas com a identificação dos autores e da Instituição, em português ou castelhano e em inglês, até ao dia 31 de Janeiro de 2010'.

Nota: A inscrição só é válida após a recepção do pagamento.

Outras informações

Para todas as comunicações serão disponibilizados os seguintes meios: projector multimédia e computador. Cada comunicação disporá de quinze minutos para:

  1. identificar a questão investigada e desenvolver o seu ponto de vista, expor sucintamente a metodologia e os resultados da sua investigação ou apresentar uma experiência/projecto realizado ou em curso sobre o tema;
  2. eventualmente, colocar uma ou duas questões sobre o tema para discussão.

Estão previstas sessões para apresentação dos Posters, que não contarão, porém, com meios audiovisuais.

Resultados

A Comissão Organizadora editará as comunicações aceites como artigo e os PDF dos posters a apresentar, em CDRom e serão disponibilizados também na página Web do Fórum.

Para a publicação os artigos deverão ser enviados por correio electrónico para o e-mail do Fórum fime2009@ipvc.pt até 31 de Janeiro de 2010'.



Última actualização desta página
: 04 Fevereiro 2010

 
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